Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo.jpg

Caxambu

Atualizado em 19/11/14 09:21.

FESTA EM LOUVOR AO DIVINO PAI ETERNO EM CAXAMBU

 

            Os festejos em louvor ao Divino Pai Eterno no povoado de Caxambu, município de Pirenópolis, ocorrem desde o ano de 1949, quando foi construída uma pequena capela em homenagem ao Divino Pai Eterno. O pequeno povoado, que possui não mais que duzentos imóveis, está situado a 27 quilômetros de Pirenópolis no Estado de Goiás e vive basicamente da agricultura e da pecuária.

            A festa em questão acontece na última semana de julho. Durante os festejos são realizados leilões, novena com levantamento de mastro e queima de fogueira e folia. Esta última gira pelas fazendas das redondezas, chegando ao povoado no mesmo dia dos carros de bois. O desfile dos carros de bois foi introduzido na festa a partir do ano de 1979 e hoje é uma das principais atrações, trazendo para o lugar centenas de participantes e visitantes.

O lugarejo se transforma durante este período: suas ruas são tomadas por barracas de camelôs, são construídos ranchos de palhas que viram boates, um pequeno parque de diversões é instalado à frente da capela e as pessoas passam a dividir espaço com os cavalos e seus cavaleiros.

Ao som de muita música, fogos de artifício e fé no Divino Pai Eterno a festa vem se realizando há quase meio século. A chegada da Folia, bem como o desfile dos carros de bois em 2008 podem ser observados através das fotografias produzidas por Tereza Caroline Lôbo.

Fonte: CARVALHO, Adelmo de. Pirenópolis: coletânea 1727-2000 - história, turismo e curiosidades. Goiânia: Kelps, 2001. 213p.

 

É permitida a cópia de fotos, desde que seja citada sua fonte, atribuindo os créditos ao devido autor do álbum.

 

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS

Chegada da Folia do Divino Pai Eterno a Caxambu

Alferes da Folia

Devota beijando a Bandeira

Desfile da Folia pelo povoado

Capela em homenagem ao Divino Pai Eterno

Vista aérea de Caxambu

Fogueira

Carros de bois no caminho de acesso a Caxambu

Carros de bois no caminho do povoado

Condutores controlando os carros

Organização dos carros de bois para desfile

Obstáculos encontrados na chegada

Início do desfile pelo povoado

 

Condutor de carro de boi

Encerramento do desfile de carros de bois

Listar Todas Voltar