Weby shortcut
topo.jpg

Festa de Nossa Senhora de Fátima

Atualizado em 19/11/14 09:21.
FESTA A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
 
 
            É grande a devoção à Nossa Senhora de Fátima, santa que apareceu a três crianças, os pastorzinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, na região de Cova da Iria, em Portugal, por volta do ano de 1917, a quem teria confiado três segredos – os segredos de Fátima.
            Desde então a devoção à Senhora de Fátima ganhou o mundo. Há inúmeras paróquias espalhadas pelos mais diversos lugares. No Brasil não é diferente: são várias as cidades  que a santa é padroeira, demonstrando a devoção dos brasileiros. O dia de Nossa Senhora de Fátima, segundo o calendário litúrgico, é treze de maio.
            Em Pirenópolis – Goiás - foi inaugurada em maio de 1993 uma capela em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. A pequena igreja foi construída por Duílio Pompeu de Pina no loteamento da família e dedicada a toda comunidade. Desde então, ali se realiza entre os dias 4 e 12 de maio a novena de Nossa Senhora de Fátima e, no dia 13, acontece procissão, seguida por missa e Coroação – uma apresentação em que quatro moças vestidas de branco cantam versos musicais pelos quais prestam homenagem à Senhora de Fátima. Outras duas crianças participam do ato de colocar uma coroa de flores na imagem de Nossa Senhora de Fátima, junto com mais uma criança vestida de anjo. Ao redor do improvisado altar, muitas crianças apresentam-se trajadas de anjos. A parte musical cabe ao tradicional casal Ita e Alaor.
            As festividades à Nossa Senhora de Fátima remontam a outras épocas, quando  as apresentações ocorriam na Igreja do Carmo e, depois, na Igreja Matriz. Mas hoje, como dissemos, acontecem na praça da capelinha de Nossa Senhora de Fátima, com muito foguetório e leilão, dentre outras manifestações populares.
            Os fiéis participam das novenas ou reza de terços, dependendo da disponibilidade dos párocos, e da procissão portando velas e caminhando pelas ruas do bairro Zizito Pompeu. Ofertam flores e queimam-se fogos em homenagem à Senhora de Fátima.
 
Texto: João Guilherme Curado
           Tereza Caroline Lôbo
 
Imagens: João Guilherme Curado
 
É permitida a cópia de fotos, desde que seja citada sua fonte, atribuindo os créditos ao devido autor do álbum.
 
            

A saída da Procissão pelo bairro Zizito Pompeu

As crianças representando os Pastorzinhos

Fiéis na procissão

A procissão pelas ruas do bairro

A Capela de Nossa Senhora de Fátima

 

A imagem no altar após a procissão

Preparação para a Coroação

Meninas cantando - ritual de Coroação

A oferta de flores à Nossa Senhora de Fátima

A fita que enlaça o buque a ser depositado aos pés da santa

A Coroação

Presença dos anjinhos junto ao altar de Coroação

Uma das moças da coroação junto a avó e mãe

Filhas e sobrinha da festeira de 2009

 

 

Listar Todas Voltar