Weby shortcut
topo.jpg

Réveillon em Salvador - Farol da Barra

Atualizado em 19/11/14 09:21.

  Réveillon em Salvador - Farol da Barra

Cerca de 500 mil pessoas celebrando uma das maiores festas de confraternização universal no Brasil, com shows abertos ao público e gratuitos.

O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. As culturas que têm calendários anuais gregoriano celebram a chegada do "Ano-Novo" em 1 de janeiro. A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em portugues significa "despertar". Assim podemos considerar que é um despertar para novos tempos.

Historicamento a  comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.

O réveillon do Farol da Barra, em Salvador, é um ícone do cenário turístico brasileiro e, juntamente com o glorioso réveillon da Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, faz com que o país atraia milhares de turistas nessa época do ano.

Na virada do ano de 2009, os espectadores do evento contaram com atrações musicais e 15 minutos de queima de fogos  dispostos em balsas flutuantes, situadas entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. A queima foi promovida pela Emtursa - Empresa de Turismo S/A da cidade de Salvador-, juntamento com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Bradesco e Prefeitura Municipal de Salvador e sendo uma realização da Rede Bahia, Canto da Cidade, Emtursa e Governo do Estado da Bahia.

A estrutura do evento foi de 110 toneladas de fogos, havendo ainda um palco (montado em frente ao Farol da Barra) com 14 metros de comprimento e 9 metros de altura e com dois camarotes e seis camarins para os músicos e artistas. 

O evento foi muito criticado pelos baianos,  pois o tema foi:  "Do mar, do samba, de Salvador" , contanto como celebridades para as festividades a Orquestra Rumpilezz,  a sambista baiana Mariene de Castro, a cantora Beth Carvalho (que cantou o repertório do CD e DVD “Beth Carvalho canta o samba da Bahia”, gravado no Teatro Castro Alves e indicado ao Grammy Latino 2008, como Melhor CD de Samba) e a banda Motumbá.

Outros orgãos da cidade colaboraram para o sucesso do evento, como policiais militares e guardas municipais, as superintendências de Transporte Público (STP) e de Engenharia de Tráfego (SET), LIMPURB, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município.

Toda a estrutura também foi aproveitada no dia 1º de janeiro para a realização de um outro evento que já faz parte da tradição de Salvador. O projeto é o "Pôr do Som", que celebra juntamente com o dia da Fraternidade Universal e dia Mundial da Paz o primeiro por do sol do ano. No ano de 2009, e pelo nono ano consecutivo, o show foi comandado pela cantora baiana Daniela Mercury, que contou com a presença de sua irmã Vânia Abreu e como tema realizaram uma homenagem a Carmen Miranda e Dorival Caymmi.

 Fonte: www.atarde.com.br

Autoria: Clarissa Valadares Xavier 

 É permitida a cópia de fotos, desde que seja citada sua fonte, atribuindo os créditos ao devido autor do álbum.

Orquestra Rumpilezz- primeira atração da noite

Cerca de 500 mil pessoas estiveram presentes no evento

Cantora Mariene de Castro e homenagem às baianas

Cantora Beth Carvalho

Queima de Fogos - nas Balsas flutuantes postas ao mar

Camarotes promovido pelos bares da Orla

Multidão toma conta da praia para festejar o ano de 2009

Palco dos shows

Vista da praia para o Farol da Barra

Estrutura promovida pelos barraqueiros aos seus clientes

Celebração na praia- ambinete familiar

Banho de folhas oferecidos aos turistas

Famílias ceiam a beira da praia

A chegada de mais um ano

Queima de Fogos sendo comemorada

Finalização da queima de fogos

Público do dia 01/01/2009 no Projeto Pôr do Som- Farol da Barra/ Salvador- BA

Daniela Mercury pelo nono ano consecutivo no Pôr do Som

 

Réveillon no Farol da Barra em Salvador

 

Listar Todas Voltar