A Cidade de Joinville em Santa Catarina estará realizando no mês de novembro entre os dias 12 a 16 a 70ª edição da FESTA DAS FLORES
A Cidade de Joinville em Santa Catarina estará realizando no mês de novembro, entre os dias 12 e 16, a 70ª edição da FESTA DAS FLORES. As orquídeas são naturais daquela região e desde a chegada de imigrantes alemães a partir de 1850, criou-se o hábito de cultivá-las. Mas a primeira edição da festa ocorreu em 1936, tratando-se, naquele momento, apenas de uma reunião de cultivadores. As edições iniciais denominavam-se Exposição de Flores e Artes Domiciliares – EFA e nelas era possível encontrar artesanato feito por mulheres da cidade, coleção de orquídeas, objetos domiciliares antigos e de origem alemã e também era um momento em que imigrantes e seus descendentes poderiam falar e treinar livremente a língua alemã. No período de censura a festa foi impedida de ser realizada e expressamente proibido falar alemão.
A partir desse episódio surgiu a Agremiação Joinvile de Amadores de Orquídeas (AJAO), que tornou-se a responsável pela FESTA DAS FLORES. Essa festa está hoje no calendário nacional e internacional, pois, atualmente tem como ponto forte a exposição da cultura germânica. Para além das orquídeas existem bailes, danças, gastronomia, bebidas (chopp alemão) e folclore tipicamente germânicos, recebendo ainda patrocínio e auxílio na organização da embaixada alemã. No último ano da festa a cidade contou com 156 mil visitantes e em todos os anos a festa possui uma temática e um patrono.
A 70ª FESTA DAS FLORES terá a temática “Aquecimento Global” e já tem a presença confirmada de expositores da Tailândia, Alemanha, Equador, Estados Unidos, Havaí, Holanda além de vários estados brasileiros. O Aquecimento Global será materializado através de um túnel que mostra as mudanças climáticas em função das emissões atmosféricas. O túnel será de passagem obrigatória para os visitantes e está sendo instalado pela ONG Greenpeace Brasil. Ocorrerá ainda na festa a escolha do rei e da rainha, exposição de carros antigos, exposição de retrospectiva das festas anteriores, concurso de jardim e votação do selo comemorativo para uso dos Correios.