
Festejo em Louvor da Nossa Senhora dAjuda
A
Na programação da festa a Nossa Senhora d’Ajuda há desfile de ternos acompanhados por músicos, alvorada, tríduo à santa homenageada, missa festiva acompanhada de procissão que encerra as manifestações religiosas. Mas a festança com a apresentação do Terno da Saudade. No dia 15 de novembro é o ápice com a realização da Esmola Cantada, que no ano passado (2007) comemorou 50 anos de realização. A festa de Nossa Senhora d'Ajuda geralmente tem no domingo que antecede o dia 15 de novembro, quando é realizado o pregão ou bando anunciador que reúne dezenas de carros, carroças, bicicletas, cavaleiros e arrasta uma multidão de participantes pelas principais ruas da cidade, uns fantasiados de mascarados, outros de mandus ou cabeçorras - presenças características desta festa e que se assemelham a uma festa carnavalesca e que é um dos momentos mais esperados pela comunidade local e divulgado pela mídia.
A festa da Esmola Cantada surgiu pela vontade dos moradores de Cachoeira em criar um espaço religioso onde se poderia homenagear a Santa Cruz. Nasceu da iniciativa de um grupo de amigos e moradores da Ladeira da Cadeia em 15 de novembro de 1957, quando eles adotaram uma Santa Cruz que fora abandonada na rua onde era realizada uma feira – a Rua Cucui de Brito. Não se sabe o motivo do abandono deste símbolo do cristianismo.
Para dar continuidade à realização da festa, os participantes se reúnem e antes da edição de 1958 saem um mês antes para arrecadar donativos que possibilitassem o custeio da festa, cria-se, assim a Esmola Cantada da Santa Cruz da Ladeira da Cadeia. Os integrantes do grupo passavam e passam horas caminhando e visitando outros municípios e povoados que também possuíam uma Santa Cruz. Com as arrecadações construíram em 1973 uma cobertura para a Santa Cruz de Cachoeira, mantido com o auxílio da comunidade.
Cantos são entoados em todos os recantos da cidade histórica de Cachoeira –patrimônio nacional desde 1971 -, e os membros da comunidade ajudam na conservação dessa tradicional festa, cujos primeiros versos são...
Vamos trabalhar
Vamos trabalhar pra Oiá
Vamos trabalhar pra Oiá
Pra Deus nos ajudar. (bis)
www.revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=773&Itemid=163 (acesso em 10 de outubro de 2008).