topo.jpg

Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos

Evento

: Cariacica-ES

: 23 a 24 de Novembro 2008

A caminhada acontece desde 2003 e nem sempre foi noturna, mas devido ao intenso sol os organizadores propuseram a alteração para que ela tornasse noturna. Depois de aceita a alteração a caminhada acontece no dia 24 de novembro, saindo às 24 horas da Praça São João Batista, em Cariacica-ES.

 A caminhada acontece desde 2003 e nem sempre foi noturna, mas devido ao intenso sol os organizadores propuseram a alteração para este período. A caminhada acontece, respectivamente, no dia 24 de novembro, saindo às 24 horas da Praça São João Batista, em Cariacica-ES, caminhando por um percurso de aproximadamente 25 km em direção à comunidade quilombola de Retiro, em Santa Leopoldina também no Espírito Santo.

Um dos objetivos da Caminhada é homenagear o mais importante líder quilombola, Zumbi dos Palmares. Mastambém a preocupação de dar visibilidade à luta do movimento negro organizado, assim como buscam o reconhecimento e valorização dos Congueiros e suas Bandas que animam e promovem grande parte das festas locais.  É importante frisar que Cariacica se destaca no cenário cultural estadual pelas inúmeras grupos de Congos, principal manifestação cultural do município.

O fortalecimento político é uma das preocupações dos organizadores da Caminhada, que funciona como incentivo para que se aumente a auto-estima da população afro-cariaciquense e capixaba, contando com a participação delas na trajetória que une as duas cidades por onde circulavam seus antepassados.

O topônimo Carijacica, que o tempo abreviou para Cariacica, vem do Tupi e significa a chegada do branco. Desde então a mistura cultural vai se ampliando, pois a antiga aldeia dos Goiatacazes recebe colonização dos missionários jesuíticos. Por volta de 1827 a comunidade recebe os pomeranos e portugueses que vêm trabalhar na construção da estrada de ferro Itacibá. Há intensificação dos engenhos de açúcar que atraem muita gente, principalmente os escravos. Por volta de 1850 é local onde se instalam colônias alemãs. Cariacica emancipa-se de Vitória em 15 de novembro de 1890.

É no mês de aniversário da cidade que são realizadas algumas festas, dentre elas a Festa do Município em 25 de novembro, logo após a comemoração da Semana da Consciência Negra (20 a 24) que culmina com a Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos.

Cariacica é o terceiro maior município do Estado e concentra uma população de 356.536 habitantes de acordo com a contagem populacional realizada em 2007 pelo IBGE. O padroeiro local é São João. Dista 16 Km da capital do Estado. Tem a economia pautada no comércio, na indústria e na agricultura. Pode-se chegar a Cariacica pela BR 101 vindo de Vitória e pelas ferrovias Vitória-Minas e Estrada de Ferro Leopoldina. O calendário festivo é extenso, vale destacar a Folia de Reis com as Bandas de Congo (6 de janeiro), dia de São Sebastião com as Bandas de Congo (20 de janeiro), Carnaval de máscarasmaior manifestação folclórica da cidade sob a responsabilidade da Banda de Congo Sana Isabel (domingo de ramos, no domingo seguinte e no dia de Nossa Senhora da Penha). Festa de São João (24 de junho) e Festa do Município (25 novembro).

 

 

Referências:

 www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Cariacica&uf=ES&tipo=informacoes (acesso em 10 de outubro de 2008).

 www.planalto.gov.br/Consea/exec/noticias_antigas.cfm?cod=16489&ano=2007 (acesso em 10 de outubro de 2008)

 www.lists.indymedia.org/pipermail/cmi-vitoria/2007-November/1121 -qp.html (aceso em 10 de outubro de 2008)